Por que
toda aula tem de ser assim? Por que não mudar? Diretores, professores, pais e
alunos questionam há anos os motivos que levam ao distanciamento entre a sala
de aula e o mundo exterior.
Diante do medo do vestibular e do mercado de
trabalho, a discussão nem sempre avança e o modelo permanece o mesmo, mas, ao
redor do país, várias iniciativas começam a mudar este quadro com ousadia
resultante do contato entre escola e comunidade. Saem as grades, as paredes e
abre-se espaço ao diálogo.
Documentário "Quando eu sinto que já sei" disponível no YouTube e no Vimeo sobre projetos educacionais inovadores que
já estão acontecendo pelo Brasil. Ah, se todas as escolas pudessem participar
desse projeto! Quando assisti tive a impressão de estar num sonho, algo
muito distante. Quem vive ou viveu no ensino tradicional sabe ao que estou me
referindo.
"Todas as escolas,
inovadoras ou não, devem ser cobradas para atender ao direito da criança de
aprender as disciplinas do currículo tradicional. Isso não significa, no
entanto, que as matérias precisem ser ensinadas da maneira convencional. Por
mais encantador que seja, nem todo projeto que procura romper com a estrutura
secular é, só por isso, bem-sucedido. Mas é preciso olhar sem preconceito para
essas experiências, respeitando seu tempo, pois há também muito a aprender com
elas." (Antônio Góis em Escola Inovadora, Jornal O Globo)
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