segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Teoria da janela partida


Baseados numa experiência realizada pela Universidade de Stanford (EUA), foi desenvolvida a ‘Teoria das Janelas Partidas’. 

Esta teoria concluiu que o delito é maior nas zonas onde o descuido, a sujeira, a desordem e o maltrato são maiores. Se alguém parte um vidro de uma janela de um edifício e ninguém o repara, muito rapidamente estarão partidos todos os demais. Se uma comunidade exibe sinais de deterioração e isto parece não importar a ninguém, então ali se gerará o delito.

Se pessoas cometem ‘pequenas faltas’ (estacionar em lugar proibido, exceder o limite de velocidade ou passar com o sinal vermelho) e as mesmas não são sancionadas, então começam as faltas maiores e delitos cada vez mais graves. Se são permitidas atitudes violentas como algo normal no desenvolvimento das crianças, o padrão de desenvolvimento será de maior violência quando estas pessoas forem adultas... 

Esta teoria pode também explicar o que acontece aqui no Brasil com corrupção, impunidade, amoralidade, criminalidade, vandalismo. 

Veja mais sobre essa teoria AQUI

Fonte: Clínica Alamedas

Nenhum comentário:

Postar um comentário