terça-feira, 11 de junho de 2013

"Pré Conceito"


São inegáveis os usos, os benefícios e a amplitude de informações proporcionados pela internet. Mas como nada na vida é totalmente bom ou totalmente ruim, há uma onda de ódio cada vez mais manifestada pelos usuários de computadores conectados, independentemente de classe social, idade ou sexo, capaz de arregalar os olhos de quem se dá o trabalho de observá-la. 

Em todos os lugares do mundo sempre haverá pessoas dizendo e pregando coisas impensáveis sobre o próprio semelhante, mas, trazendo o fenômeno para a internet, nunca se viu tanta gente confundindo liberdade de expressão com apologia ao ódio e ao preconceito. 


Esse comportamento tem nome: efeito manada, em que pessoas se valem  da companhia de pares que sozinhos são covardes para em grupo ofender sem pudor. Num artigo escrito há um ano, o jornalista Luciano Trigo deu o diagnóstico desse tipo de comportamento: as redes sociais estão se tornando veículo para perigosos rituais de justiça sumária e linchamento virtual por parte de uma e-massa exercendo um e-poder. Sem pudor algum.  

Malu Fontes
Para ler mais Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário