quinta-feira, 12 de julho de 2012

Negócios Sociais


Pesquisando redes produtivas, encontrei essa iniciativa que me apaixonei! É a Asta - Negócio Social que promove redes de venda direta de produtos sustentáveis.

A Asta conta com 50 grupos produtivos, totalizando mais de 700 artesãos. Moradores de comunidades de baixo poder aquisitivo do Rio de Janeiro, eles desenvolvem produtos exclusivos, sempre obtidos a partir do reaproveitamento de material e matéria-prima ecológica como bambu, bagaço da cana-de-açucar, piaçava, fibra de bananeira, retalhos, jornais, entre outros. 

Esses grupos recebem capacitação para inserção no mercado de trabalho. A asta oferece treinamentos como contabilidade, precificação, entre outros.

É a primeira rede de venda direta de produtos artesanais do Brasil. Trata-se de uma rede de venda porta-a-porta onde qualquer pessoa pode ser conselheira (revendedora) dos produtos através de catálogos. 

Atualmente a Asta desenvolve um projeto bem interessante - Grupo Pacientes na Ativa - Promovido pelo Centro Municipal de Reabilitação de Cabo Frio, o programa reúne portadores de doenças ósteo-musculares e neurológicas que desenvolvem peças artesanais de incrível beleza e qualidade. Além de ser um incentivo ao trabalho, geram renda para seus integrantes. 


Link para conhecer a Asta: http://www.asta.org.br/

**
Iniciativas como essas, merecem aplausos. E de pé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário