quinta-feira, 17 de março de 2011


Acontece em Salvador no dia 24 de março no Campus da Unifacs - Iguatemi, a 5° rodada de Inovação com o tema Empreendedorismo e Negócios sociais. O evento é gratuito e vai contar com palestras de um mestre do Empreendedorismo - O professor José Dornelas, autor de livros como "O Segredo de Luisa", "Empreendedorismo - Transformando idéias em Negócios" e do Henrique Pistilli -  consultor membro do Instituto EcoSocial e consultor da Artemisia.

O Brasil vem se destacando mundialmente como um pólo de Negócios Sociais bem sucedidos. E, ainda assim, muita gente ainda estranha o sentido deste termo e se pergunta o que quer dizer.

Os chamados negócios sociais, que também priorizam resultado financeiro, têm seu principal produto, serviço ou processo de produção, voltado para a solução de problemas sociais. Até aqui, os negócios tradicionais poderiam manifestar preocupação em apoiar questões sociais ou ambientais, mas não necessariamente mantêm laços que unem essas questões às suas atividades principais.

Esse novo modelo de empresa, também não se configura como uma ONG, opera para buscar novas formas de promover o desenvolvimento social, usando a economia e as leis do mercado a favor de um mundo melhor.
Pode-se dizer que o sucesso de um negócio social está, não na maximização dos lucros, mas na combinação entre sustentabilidade econômica e potencialização do impacto social positivo pretendido pelo negócio.

Exemplos inovadores desse tipo de negócio: http://www.gastromotiva.org/ - Primeiro negócio gastronômico do Brasil que visa incentivar jovens provenientes de comunidades de baixa renda a entrarem no mercado de trabalho e/ou abrirem seus próprios empreendimentos - gerando renda para outras pessoas da comunidade, quebrando o ciclo da pobreza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário