quinta-feira, 31 de março de 2011

47 anos do golpe militar no Brasil


31 de março de 1964 - Há exatos 47 anos ocorreu o Golpe militar que pôs fim ao governo João Goulart e marcou o início de uma era de recessão no Brasil - a era da ditadura, marcada por repressão, censura dos meios de comunicação, supressão de direitos constitucionais e perseguição política
Os militares decretaram o AI-1, depondo o presidente e iniciando as cassações dos mandatos políticos.

A ditadura, que se estendeu oficialmente até 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves no Congresso Nacional, exilou os principais líderes da oposição, professores de Universidades e artistas; torturou e matou presos políticos; fechou sindicatos e perseguiu os movimentos estudantis.

Ao mesmo tempo, contando com o apoio de investimentos externos (e o consequente  endividamento do país)  promoveu o desenvolvimento econômico que beneficiou parte da população e ampliou a concentração de renda.

Não dá para esquecer as agruras e o retrocesso político/humanístico que o povo brasileiro sofreu! Até por isso, a luta pelo ideal democrático deve estar sempre presente nas consciências e nas vidas de todos os que acreditam que os dias melhores do futuro se constroem é no presente!

|Jussara midlej|
Fonte: Fractais de mim
Leia texto completo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário